sexta-feira, 20 de abril de 2012

Fontanários Portugueses (parte 1)


Os fontanários são estruturas de pedra, argamassa ou de ferro, para onde é canalizada água, de forma a constituir uma fonte artificial destinada ao abastecimento público de água.
O abastecimento de água potável à população, foi ao longo dos anos não só um problema de difícil solução, como atravessou várias fases. O fontanário surge como o primeiro meio de abastecimento público às populações, dependendo o seu número não só da população a servir, mas também e, sobretudo, das disponibilidades dos municípios na aquisição das águas e no seu transporte desde a nascente até eles.
Este facto fazia com que só os principais núcleos populacionais estivessem dotadas de fontanários, obrigando as pessoas residentes nos restantes, a recorrer quer a fontanários situados noutras localidades quer a nascentes privadas ou de utilização comunitária quer a poços. Algumas povoações importantes possuíam um abastecimento público de água feito através de aquedutos para as “mães d’água” e daí para fontanários. Noutros casos o abastecimento de água fazia-se recorrendo às ribeiras, aos poços, às levadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário